sábado, 7 de março de 2009

A Classe dos Nomes e Subclasses

A classe dos nomes
Nomes são palavras que utilizamos para designar pessoas, animais, coisas, ideias, sentimentos, qualidades.A classe do nome tem as seguintes subclasses:



NOME COMUM – designa qualquer ser ou objecto da mesma espécie: rapaz, gato, mesa.

NOME PRÓPRIO – designa pessoas, animais, objectos, individualizando-os. Os nomes próprios escrevem-se com letra maiúscula: José, Braga, Cávado.





NOME COLECTIVO – designa um conjunto de seres ou objectos da mesma espécie: cardume(conjunto de peixes).Os nomes podem variar em género, número e grau.





GÉNERO – masculino e feminino. Em regra os nomes masculinos terminam em –o e os femininos terminam em –a. Existem palavras que formam o feminino com uma palavra diferente (homem / mulher). Há outras palavras que formam o feminino ou o masculino juntando a palavra macho ou fêmea (cobra macho / cobra fêmea). Também se pode formar o masculino ou o feminino através do uso de um determinante ( o colega / a colega).





NÚMERO – singular e plural. A regra geral de formação do plural é acrescentando –s.





GRAU - normal, aumentativo e diminutivo. O aumentativo exprime um significado exagerado do nome. O diminutivo exprime exactamente o contrário. Ex: cão, cãozinho, canzarrão.

prazerdeler.drealentejo.pt/Executaveis/Nomes.pps

Sem comentários:

Enviar um comentário